domingo, 13 de setembro de 2009

Navegando em alto contraste com o Firefox

Por José Victor de Macedo

Várias pessoas, entre elas pessoas com baixa visão, sentem se mais confortáveis ao ler textos em auto contraste.

Color Toggle é uma extensão para o Firefox que permite configurar dois perfis de cores para a exibição das páginas web, e alternar entre eles com um simples clique ou através de uma combinação de teclas de atalho.

Após instalar o Color Toggle no Firefox, vá ao menu ferramentas e em seguida clique na opção complementos. Na janela complementos, clique na aba extensões, selecione o Color Toggle e clique em seu respectivo botão opções.

Janela complementos do Firefox com o Color Toggle selecionado
Na janela de configuração do Color Toggle é possível configurar uma combinação de teclas que poderá ser usada para alternar entre o esquema de cores padrão e o de alto contraste, que já vem configurada como CTRL + Shift + U; definir o texto que ficará na barra de status e funcionará como um botão para alternar entre os esquemas; e como não poderia deixar de ser os dois esquemas de cores, o primeiro é o esquema de cores padrão do Firefox que se for alterado poderá impedir que as páginas sejam vistas com sua aparência original, o segundo é o esquema do Color Toggle que você poderá configurar para obter a combinação de cores mais agradável para sua leitura. O esquema já vem configurado em alto contraste, com a cor do fundo da página em preto, o texto em branco, os links em verde claro e os links já visitados em cinza, na imagem abaixo vê se que eu já alterei a cor dos links visitados para lilás, para não confundi-los com o restante do texto.

Janela de configuração do Color Toggle.
Embora seja muito útil, o Color Toggle não é perfeito e as vezes acaba escondendo algumas imagens que não deveria em alguns sites, ocultando pequenos detalhes que acabam fazendo falta na navegação. Por isso é recomendável alternar entre o esquema de cores padrão e o esquema de alto contraste, principalmente quando você estiver utilizando o esquema de alto contraste e algo parecer estar faltando na página

Firefox mostrando a página do orkut em alto contraste.



2 comentários:

  1. Oi, Victor,
    vim aqui agradecer o comentário no meu blog (e também explicar os "nomes" dos cortes de cabelo: "joaozinho" é o cabelo curto. O outro é o cabelo comprido rs rs). Acabei adorando esta dica do post, pq meu pai tem problemas de visão e muitas vezes não navega porque não enxerga muito bem. Valeu a dica e o comentário.

    PS: optei por deixar o cabelo comprido. Mas mês que vem estarei de look novo. Ah, mulheres...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, José Victor. Excelente matéria! Gostei do blog, vou segui-lo. Um abraço.

    ResponderExcluir